quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia das Mulheres Atrasado...

O dia das mulheres passou, todo mundo comemorando, mulheres recebendo flores ou presentinhos de chefes, amigos, namorados, maridos, enfim... Mais uma data em que o coméercio se da bem e ganha uma graninha extra.
Mas... Alguem sabe por que o Dia das Mulheres existe? O por que dessa data? 
Nao? POis vou dar uma explicadinha aqui nessa historia... ^^

No dia 8 de março de 1857, - pois é, faz bastante tempo mesmo - as operarias de uma fabrica textil de NEW YORK entraram em greve, ocupando toda a fabrica, para reinvidicar a diminuiçao da carga horario de trabalho que na època era em media de 16 horas por dia, elas queriam diminuir para 10 horas diarias.
As operarias, recebiam um salario menos de 1/3 do salario dos homens, o que ainda hoje acontece em algumas empresas, os homens ganham mais do que as mulheres, no mesmo cargo. Essas mulheres foram trancadas dentro da fabrica onde, ocorreu um incendio, cerca de 130 mulheres morreram durante o ocorrido.
Em 1903, foi criado a Women's Trade Union League. Uma Associaçao que tinha como objetivo ajudar as mulheres trabalhadoras a exigirem melhores condiçoes de trabalho e salario.
Em 1908, mais de 14.000 mulheres foram para as ruas de New York, marchar para reivindicar o mesmo que as operarias do ano de 1857, assim como o direito de votar. Elas usaram o seguinte slogan: "Pao e Rosas", o pao simboliza a estabilidade economica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, em uma conferencia realizada na Dinamarca, foi decidido que, em homenagem a todas essas mulheres que lutaram por direitos iguais, o dia 08 de março seria comemorado o "Dia Internacional da Mulher".

Bom, é isso, o nosso dia veio de uma data tragica, que hoje me dia muitas pessoas nao conhecem, pois hoje é somente uma data comemorativa.

Agora algumas fotinhas de mulheres poderosas:







Aqui estao dois blog que fizeram materias sobre as mulheres poderosas, muito bom, deem uma olhada:




Nenhum comentário: