sexta-feira, 30 de março de 2012

Diario de Bordo 5

Bom, a experiencia a bordo nada mais é além de trabalho duro e pouco descanso, mas depois de um mes e meio mais ou menos, vc se acostuma com toda a correria, o mais dificil é passar do primeiro mes, por isso, sempre que puder descanse e fale com a familia, assim fica mais facil aguentar o tranco. Depois de passar a fase de adaptaçao, vc conseguira levar o resto do contrato numa boa.
Algumas dicas: faça amizade com todo mundo, independente de qual setor a pessoa faça parte, o bom relacionamento vai te ajudar e muito, cada setor tem uma vantagem, essa é a nossa mafia, vc pode conseguir coisas com ajuda de "certas" pessoas q vc nao conseguiria sozinho... Os cozinheiros podem ser grandes aliados, principalmente se vc estiver com fome e nao gostar da comida do refeitorio. O pessoal da limpeza tambem, eles sao muito valiosos, enfim, faça amizades, muitas delas... 
Os horarios eram variados, inicialmente eu comecei na Pizzaria, a nossa escala era a seguinte: das 12h as 15h e depois das 18:30h as 04h, isso na temporada brasileira, pois a pizzaria fica aberta ate as 2h, qdo o navio volta pra europa, termina um pouco antes.
Depois passei a trabalhar no horario da manha, fui pra uma das linhas: o inicio dependia do horario q o navio chegava ao porto, podia variar das 05:15h as 06h para iniciar ate as 08h, voltava as 10h ate as 12h e depois das 15h as 23h.
A minha sorte foi ter ido pra cambusa, meu horario passou a ser o seguinte: iniciava de acordo com o porto, ia direto ate as 10h e depois voltava as 15h e ia ate as 22:30h, fora os "perdidos" q eu conseguia dar entre os horarios de trabalho e as "enroladas" basicas, hehe...

Bom, vcs devem estar querendo saber o q é camusa, nao é mesmo? pois bem, cambusa é o estoque do navio, onde ficam armazenados todos os alimentos.
Todos os dias eu fazia a requiziçao de tudo o q o buffett precisava para ser utilizado durante os serviços, descia para a cambusa e pegava tudo o necessario, claro que depois de verificar na pantry o q tinha sido consumido no dia (pantry é a despensa).
Eu pegava tudo: sucos, leite, cafe, yogurte, manteiga, geleia, açucar, adoçante, queijo ralado, mel, chas, cereais, enfim, tudo o q era consumido  diariamente.
Era um serviço pesado, pois carregava caixas e mais caixas todos os dias, mas pelo menos nao tinha supervisoor no meu pé o tempo todo.
Acho q foi isso que me fez aguentar os noves meses a bordo.






Todas as fotos foram tiradas na cambusa, os meninos q sempre me ajudavam e me faziam rir, adorava passar o tempo com eles... 

Ate mais... XOXO ^^

Nenhum comentário: